Dança

Orientação Técnica - As Profissões Contemporâneas do Campo da Dança  com Interfaces em Tecnologias Digitais

 

Atendendo às demandas de nossas Unidades Escolares, ocorreu nos dias 17 e 18 de Outubro de  2013 a Orientação Técnica Para Professores do Ensino Médio de Arte com a PCNP TE Sandra Fabretti.

 

Essa Orientação Técnica atendeu a 46 professores, onde puderam vivenciar diversas Situações de Aprendizagem, montando instalações, e interagindo com Tecnologias Digitais  no campo da Dança.

 

Objetivos da Orientação Técnica:

Pretendemos com esta Orientação Técnica, subsidiar nossas escolas sobre o currículo de Arte para o Ensino Médio, onde os alunos terão a possibilidade de desenvolver o fazer artístico, a contextualização e a fruição estética com foco nos espaços virtuais e seus ambientes colaborativos de aprendizagem, na interação entre Arte e Tecnologia, nos projetos poéticos individuais e colaborativos e nas profissões do campo da Arte com interfaces em tecnologias digitais. Para tanto, os territórios da Arte que serão trilhados são os da forma-conteúdo e do processo de criação, de maneira que os alunos sejam levados a pesquisar sobre o advento das tecnologias digitais, a ampliar a compreensão sobre como o mundo da web mudou as relações interpessoais e as relações de trabalho e a identificar quais são as profissões do campo da dança, com ênfase nos coreógrafos existentes dentro dessa nova realidade. Momentos de ações expressivas propiciarão aos alunos investigar as potencialidades das relações entre forma e conteúdo no ambiente virtual; utilizar os conhecimentos adquiridos para produções artísticas individuais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação; elaborar, realizar, mostrar e documentar as produções artísticas. Para contribuir nesse processo, serão abordados os seguintes conceitos e conteúdos: conceitos históricos da web profissões do campo dança com interfaces em tecnologias digitais; processo de construção de uma coreografia com utilização de softwares, entre eles Stycks e Movie Maker. Como forma de registro os alunos utilizaram os grupos dentro do facebook.

.

Atividades Desenvolvidas:

No primeiro momento, após a recepção dos professores, trabalhamos com os professores presentes a sequência didática, com base no currículo para dança, as questões da profissões contemporâneas com interfaces em tecnologias digitais, com enfoque em coreógrafos.

Após esse primeiro momento, vivenciamos uma construção de uma coreografia, pelos próprios professores, tendo por base o storyboard e as proposições das articulações.

No período da tarde, tivemos um momento de oficina diretamente no computador no ambiente da rede do saber, onde os foram vivenciadas a criação de grupo no facebbok, como caderno digital tanto do professor como aluno e também o desenvolvimento da coreografia elaborada diretamente no software Stycks e movie maker, para que entendessem a proposição do trabalho do coreógrafo e suas possibilidades para transpor aos alunos.

 

Resultados Obtidos :

Por meio das avaliações postadas no grupo todos apreciaram muito as atividades propostas, principalmente vivenciadas por eles antes da implementação com os alunos. A socialização e confronto de suas experiências diretamente no caderno digital propiciou uma troca e enriquecimento do repertório. O momento marcante foi terem percorrido toda a sequência didática com base no currículo.

 

2º Bimestre

As Profissões Contemporâneas do Campo da Dança com Interfaces em Tecnologias Digitais[1]

 O objetivo é possibilitar aos alunos refletir, fruir e vivenciar processos educativos em dança com foco nas profissões contemporâneas do campo dessa linguagem artística e que apresentem interfaces em tecnologias digitais. Assim, serão percorridos os territórios do processo de criação, materialidade e saberes estéticos e culturais. O foco se dirigirá à profissão de coreógrafo e às tecnologias digitais que auxiliam no desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de trabalho desse profissional. Os alunos serão levados a pesquisar essa profissão e a publicar: Redes sociais virtuais são grupos ou espaços específicos na internet que compartilham dados e informações das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens, fotos, vídeos etc.). suas descobertas em redes sociais virtuais, além de elaborar uma coreografia com a utilização de softwares de animação. Durante o percurso dos trabalhos, os conteúdos e conceitos abordados serão: coreografias e coreógrafos; o corpo e suas articulações; o movimento; suportes e ferramentas tecnológicas digitais, priorizando a aquisição de conhecimentos referentes à construção poética dos profissionais da dança, em especial o coreógrafo, em diálogo com a materialidade. A intenção é propiciar, por meio da pesquisa e da experimentação, o desenvolvimento das habilidades de identificar, conhecer e utilizar ferramentas das tecnologias digitais; investigar algumas das profissões existentes no campo da dança para conhecer e compreender a atuação do profissional dessa área no mercado de trabalho; ampliar a compreensão sobre a relação existente entre materialidade em Arte e suas possibilidades em processos de criação nos ambientes on-line e na linguagem da dança.



[1] Colaboradores: Adilson Andrade Vilas Boas (PCNP de Tecnologia – DER São José dos Campos), Andréia Carla Lobo da Silva (PCNP de Arte – DER São José dos Campos), Braz Magri Júnior (PCNP de Tecnologia – DER Norte 2) e Ivone Domingues (PCNP de Arte – DER Bragança Paulista). 4 Colaboradores: Adriana Silvestre da Silva (PCNP de Arte – DER Itaquaquecetuba), Deise Maria de Barros Lima Rigotto (PCNP de Tecnologia – DER Franca), Jacqueline Ap. Borges Arruda (PCNP de Tecnologia – DER Centro-Oeste) e Maria Cristina Cantu de Farias (PCNP de Arte – DER Taubaté).