Música

Dança

Orientação Técnica - As Profissões Contemporâneas do Campo da Música com Interfaces em Tecnologias Digitais

 

Atendendo às demandas de nossas Unidades Escolares, ocorreu nos dias 18 e 19 de Outubro de  2013 a Orientação Técnica Para Professores do Ensino Médio de Arte com a PCNP TE Sandra Fabretti.

 

Essa Orientação Técnica atendeu a 47 professores, onde puderam vivenciar diversas Situações de Aprendizagem, criando Blog como ferramenta de registro e interação com alunos, bem como experimento os softwares Audacity e Virtua DJ.

 

1) Objetivos da Orientação Técnica:

 

O objetivo é envolver estudos sobre as profissões contemporâneas relacionadas à música e ao uso das tecnologias digitais. Entre elas encontram-se: instrumentista, produtor musical, luthier, compositor, cantor, arranjador, intérprete, crítico musical, editor de mixagem e masterização, DJ, professor, sonoplasta, jinglista, improvisador, maestro etc. Sugerimos o estudo e a experimentação de duas profissões: a do DJ e a do produtor de jingle, que fazem parte do cenário musical contemporâneo relacionado   às tecnologias de informação e comunicação, mais próximas da realidade dos nossos   jovens. Priorizando os territórios da mediação cultural, dos saberes estéticos e culturais  e do processo de criação, pretende-se ampliar o olhar sobre a linguagem da música em   interface com as tecnologias digitais; profissões contemporâneas no campo da música;   poética pessoal; processos coletivos e/ou colaborativos; produção de jingles; atuação do   DJ e a apresentação do fazer artístico em espaços escolares ou alternativos. A intenção  é beneficiar o desenvolvimento das habilidades de identificar e distinguir sonoridades,   operar com percursos de experimentação nos processos de criação da linguagem musical, investigar o encontro entre Arte e público na dimensão da mediação cultural como  experiência estética a ser compartilhada, elaborar e realizar projetos individuais e/ou  colaborativos. Para despertar o interesse por uma atividade profissional relacionada ao  campo da música, é importante a reflexão e a discussão sobre o papel do produtor musical e sua atuação no mercado de trabalho. Durante o desenvolvimento das proposições,   sugere-se a utilização de softwares como o “Virtual DJ” (aplicativo que simula uma mesa   de mixagem) e o “Audacity” (editor de música que grava, reproduz, importa/exporta   sons em vários formatos), para que os alunos vivenciem a inter-relação existente entre   Arte e Tecnologia no campo profissional da música. .

 

2) Atividades Desenvolvidas:

 

No primeiro momento, após a recepção dos professores, a PCNP Sandra  trabalhou com os professores presentes a sequência didática, com base no currículo para música, as questões da profissões contemporâneas com interfaces em tecnologias digitais, com enfoque em Jinglista e DJ e como forma de registro e avaliazção trabalhamos na construção do Blog.

Após esse primeiro momento, vivenciamos uma construção da partitura não convencional, pelos próprios professores, tendo por base a percussão corporal e a percussão vocal e as proposições para utilização no trabalho.

No período da tarde, tivemos um momento de oficina diretamente no computador no ambiente da rede do saber, onde os foram vivenciadas a criação de jingles, com o software audacity e também Vitrua DJ, para que entendessem a proposição do trabalho do músico e suas possibilidades para transpor aos alunos.

 

3) Resultados Obtidos

 Por meio das avaliações postadas no Blog todos apreciaram muito as atividades propostas, principalmente vivenciadas por eles antes da implementação com os alunos. A socialização e confronto de suas experiências diretamente no caderno digital propiciou uma troca e enriquecimento do repertório. O momento marcante foi terem percorrido toda a sequência didática com base no currículo e também a experimentação de softwares voltados para Música.